Apoio ao Cliente
Cartões de Suporte
O serviço Meio disponibiliza dois tipos de cartões de suporte para títulos de transporte: o cartão MEIO (ou Viva TEJO) e o cartão VIVA Viagem.

CARTÃO MEIO
O cartão MEIO é a opção certa para quem utiliza os transportes frequentemente. É o cartão de suporte do passe, o título de transporte mensal, permitindo também o carregamento de bilhetes pré-comprados.
É um cartão personalizado que só pode ser utilizado pelo seu titular, que permite a multimodalidade, uma vez que permite carregar até 4 títulos de transporte diferentes num só cartão, sejam eles passes ou bilhetes pré-comprados.
Na sequência do Regulamento Geral sobre a Proteção de Dados, as Condições Gerais do Cartão Lisboa VIVA foram alteradas com efeitos a partir de 25 de maio de 2018. Consulte as novas Condições Gerais e fique conhecer os seus direitos no site www.portalviva.pt.
Aquisição/Renovação do cartão MEIO
A aquisição de um novo cartão tem que ser efetuado num dos nossos terminais (exceto em Lisboa).
Documentação geral aplicável a todos os pedidos de novo cartão MEIO a entregar pelo requisitante:
- Requisição do cartão MEIO devidamente preenchida (disponível em qualquer bilheteira dos nossos terminais);
- Original de cédula pessoal (crianças até 10 anos) ou B.I. (cidadãos da UE) ou cartão de cidadão ou carta de condução ou passaporte (cidadãos nacionais) ou Autorização de Residência;
- Fotografia recente, original, a cores, tipo passe, com fundo liso, de cabeça descoberta, sem óculos escuros (salvo em situações específicas devidamente fundamentadas).
O cartão MEIO tem um custo de emissão de 5,30€.
Os estudantes elegíveis ao Passe 4_18 @escola.tp beneficiários da Ação Social Escolar e os estudantes elegíveis ao Passe sub23 @superior.tp, deverão entregar adicionalmente à documentação geral indicada, a seguinte:
- “Declaração de Matrícula 4_18” para PASSE 4_18 ou “Declaração de Matrícula Sub_23” para PASSE Sub_23, emitida pelo Estabelecimento de Ensino onde o estudante realizou a matrícula;
- “Requisição de Passe 4_18/Sub_23”, documento disponível nas nossas bilheteiras.
Os estudantes elegíveis ao Passe 4_18/Sub_23 deverão, anualmente, proceder à renovação do título, o que implica uma atualização do passe. Para o efeito, o passe deverá ser entregue nas nossas bilheteiras junto com a restante documentação.
* As crianças com menos de 6 anos de idade em 31 de Dezembro de cada ano são dispensadas de apresentar a declaração de matrícula, substituída por documentos que provem a sua idade e residência.
Os estudantes que pretendam solicitar o acesso ao Passe Estudante Venda Direta, deverão entregar adicionalmente à documentação geral, a seguinte:
– “Declaração de Matrícula 4_18” emitida pelo Estabelecimento de Ensino onde o estudante realizou a matrícula, com os campos “Reside a menos de 3 km do estabelecimento de ensino (sem refeitório) ”, ou “Reside a menos de 4km do estabelecimento de ensino (com refeitório) ”, devidamente assinalados, assim como o campo “Não é beneficiário da Ação Social Escolar”.
Entrega do cartão MEIO
O prazo de entrega do cartão ser-lhe-á transmitido no momento do pedido, no entanto, deverá ter em conta que a emissão do cartão pode demorar até 5 dias úteis.
Carregamento de títulos de transporte
O carregamento do seu cartão MEIO pode ser efetuado nas bilheteiras MEIO, através da App Moov-u ou, excecionalmente, a bordo das viaturas, mediante o pagamento da respetiva tarifa. Este cartão permite o carregamento de passes mensais e de bilhetes pré-comprados.
O carregamento dos passes mensais pode ser efetuado a partir do dia 21 do mês anterior e até ao dia 20 do respetivo mês, ou seja, se pretender carregar o título de transporte para o mês de fevereiro, o período disponível para carregamento será de 21 de janeiro a 20 de fevereiro (p.ex.).
Validade do cartão MEIO
O cartão MEIO tem a validade de 6 anos, exceto nos casos em que a legislação diga o contrário, nomeadamente nos títulos de transporte para estudantes, o passe escolar e os passes 4_18 e sub_23.
Os cartões MEIO deverão ser renovados antes do fim do prazo de validade indicado no cartão, num dos nossos pontos de venda.
Garantia do cartão
O cartão MEIO tem um prazo de garantia de 2 anos, contado a partir da data de emissão. Se, durante este período, o cartão deixar de funcionar por avaria, ou seja, sem qualquer dano visível, a sua substituição será efetuada sem qualquer custo para o cliente. Fora deste período, ou se apresentar dano visível, o custo do novo cartão é suportado pelo cliente.