Títulos de Transporte

O serviço Meio disponibiliza para as suas carreiras interurbanas de serviço público de transporte duas tipologias de títulos de transporte:

Bilhetes – para uma utilização ocasional
Bilhete simples ou tarifa de bordo

Os bilhetes simples, também conhecidos como “tarifa de bordo”, “tarifa de motorista” ou bilhete inteiro, são títulos destinados a clientes ocasionais.

Este título é válido para uma só viagem, para o percurso – conjugação de uma origem e de um destino – para o qual foi adquirido.

Meio bilhete

O meio bilhete é destinado às crianças com idade igual ou inferior a 12 anos. As crianças com idade inferior a 4 anos viajam gratuitamente, desde que não ocupem lugar.

Este título é válido para uma só viagem, para o percurso – conjugação de uma origem e de um destino – para o qual foi adquirido.

Bilhete ida e volta

O bilhete ida e volta está disponível em todas as carreiras interurbanas, válido na viagem de ida e na viagem de volta desde que realizada no mesmo dia, para o percurso – conjugação de uma origem e de um destino – para o qual foi adquirido.

Aquisição de Bilhetes

Os bilhetes podem ser adquiridos a bordo das viaturas ou nas bilheteiras dos terminais MEIO.

Os pré-comprados só podem ser adquiridos numa das bilheteiras dos terminais MEIO.

O pagamento por multibanco só é possível nos terminais MEIO e não a bordo das viaturas.

Validade dos Bilhetes

Os bilhetes simples, pré-comprados, quando adquiridos na vigência de determinados preços, continuam válidos por um período suplementar de 15 dias para além da data de entrada em vigor de nova revisão tarifária. O valor dos bilhetes pré-comprados é descontado na aquisição de outros emitidos de acordo com os novos preços durante um período de 30 dias a contar da data de entrada em vigor dos novos preços.

De acordo com o artigo 5º da Portaria 102/2003 de 27 de Fevereiro.

Passes – para uma utilização regular
Passe mensal ou assinatura de linha normal

O passe mensal ou assinatura de linha normal, também designado por passe social, destina-se a clientes com uma frequência de viagens entre uma Origem e um Destino específico, durante um mês de calendário, superior a 3 vezes por semana.

Este título de transporte é um título mensal – mês de calendário – que permite deslocações ou viagens ilimitadas entre uma origem e um destino. Cada combinação Origem/Destino tem um preço associado, que dependerá do número de quilómetros percorridos pela carreira. 

Este título de transporte obriga à aquisição de um cartão – cartão MEIO, para carregamento do título de transporte. Consulte as condições para aquisição do cartão.

O carregamento do seu cartão é efetuado nos terminais MEIO ou através da App Moov-u (após o primeiro carregamento em bilheteira), mediante o pagamento da respetiva tarifa – o preço do passe para uma conjugação de uma origem e um destino específicos. Este carregamento pode ser efetuado a partir do dia 21 do mês anterior e até ao dia 20 do respetivo mês, ou seja, se pretender carregar o título de transporte para o mês de fevereiro, o período disponível para carregamento será de 21 de janeiro a 20 de fevereiro (p.ex.).

Passe escolar ao abrigo do Decreto-Lei nº 299/84 (Transporte escolar)

passe escolar gratuito para o estudante ao abrigo do Decreto-Lei n.º 299/84, de 5 de setembro (alterado pelo Decreto-Lei n.º 186/2008, de 19 de setembro), é atribuído aos estudantes que frequentem um estabelecimento de ensino de escolaridade obrigatória, localizado a mais de 3 ou 4 quilómetros da sua residência, respetivamente com ou sem refeitório.

Não abrange alunos que frequentem cursos noturnos, exceto os que tenham sido obrigatoriamente deslocados de cursos diurnos para noturnos.

Inclui os alunos que tenham sido matriculados compulsivamente em estabelecimentos de ensino fora da sua área de residência.

Valor da comparticipação:

 

O acesso a este passe é da responsabilidade dos Estabelecimentos de Ensino e Municípios e deve ser requerido pelo estudante no momento da matrícula.

A emissão do cartão e respetivo carregamento mensal é solicitado diretamente pelo Município da área de residência do estudante, ou pelo Estabelecimento de Ensino onde o mesmo se matriculou, à RMTejo II, empresa que opera o serviço MEIO.

Passe 4_18 @escola.tp

Complemento social para os estudantes do ensino não superior, dos 4 aos 18 anos, que não se encontrem abrangidos pelo âmbito do serviço de Transporte Escolar.

Elegibilidade e valor do desconto sobre o valor do passe social (assinatura de linha normal):

  •   desconto de 60% para os estudantes beneficiários do escalão “A” da Ação Social Escolar
  •   desconto de 25% para os restantes estudantes do ensino não superior, dos 4 aos 18 anos, inclusive, não abrangidos pelo disposto na alínea anterior.

Este passe é solicitado numa bilheteira de um dos terminais MEIO, mediante a entrega da Declaração de Matrícula emitida pelo Estabelecimento de Ensino onde o estudante realizou a matrícula.

Para beneficiarem do acesso ao escalão social +, os estudantes devem entregar também o Requerimento de acesso ao escalão social + acompanhado de todos os documentos necessários, conforme identificados em Aquisição do cartão para carregamento de passes.

O cartão MEIO, que é necessário adquirir por parte do estudante, é comparticipado em 50% do seu custo, ou seja, terá o custo de 2,65 €.

Sobre a elegibilidade a esta tipologia de passes, Passe 4_18 @escola.tp, tenha sempre como referência a informação que consta do website do IMT Instituto da Mobilidade e dos Transportes I.P. em www.imt-ip.pt.

Passe sub23 @superior.tp

Complemento social para os estudantes do ensino superior até aos 23 anos (inclusive).
Elegibilidade e valor do desconto sobre o passe social (assinatura de linha normal):

  •   desconto de 60% para os estudantes que beneficiem da Ação Social Direta no Ensino Superior;
  •   desconto de 25% para estudantes dos cursos superiores de Medicina e Arquitetura até aos 24 anos (inclusive) (Lei n.º 114/2017, Orçamento do Estado para 2018);
  •   desconto de 25% para os restantes estudantes do ensino superior até aos 23 anos (inclusive)  (ao abrigo da Portaria n.º 261/2017)

Este passe é solicitado numa bilheteira de um dos terminais MEIO, mediante a entrega da Declaração de Matrícula emitida pelo Estabelecimento de Ensino onde o estudante realizou a matrícula.
Para beneficiarem do acesso ao escalão social +, os estudantes devem entregar também o Requerimento de acesso ao escalão social + acompanhado de todos os documentos necessários, conforme identificados em Aquisição do cartão para carregamento de passes.
O cartão MEIO, que é necessário adquirir por parte do estudante, é comparticipado em 50% do seu custo, ou seja, terá o custo de emissão de 2,65 €.
Sobre a elegibilidade a esta tipologia de passes Passe sub23 @superior.tp, tenha sempre como referência a informação que consta do website do IMT Instituto da Mobilidade e dos Transportes I.P. em www.imt-ip.pt.